domingo, 12 de dezembro de 2010

Outros resultados

O Sesi se mantém como único invicto na Superliga. Neste sábado, a equipe comandada por Giovane Gávio derrotou o Campinas por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/22, 25/18 e 25/17.  Já o Blumenau venceu o São Caetano por 3 sets a 1 (25/17, 25/20, 19/25 e 25/15) e a Sogipa bateu o Santo André: 25/23, 25/23 e 25/23.  Em Minas Gerais, o Montes Claros passou pelo Cruzeiro: 3 sets a 0 (25/22, 28/26 e 25/20).  No Paraná, o Londrina fez valer o mando de quadra para passar pelo Volta Redonda: 3 a 0 (25/22, 25/22 e 25/20).

Mesmo desfalcado, Vôlei Futuro volta a levar a melhor sobre o Pinheiros

As ausências do levantador Ricardinho e do central Lucão, machucados, poderiam apontar para uma provável vantagem do Pinheiros, diante de um Vôlei Futuro fragilizado e que ainda precisava se recuperar de uma derrota no jogo anterior da Superliga. Mas mesmo sem duas peças importantes, o time de Araçatuba mostrou força e venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/21 e 25/23. Além de ver interrompida a sequência de três triunfos, Giga & Cia. voltaram a perder para o rival, que o eliminou na semifinal do Paulista.
Apesar dos desfalques, o time da casa não estava disposto a sofrer outro revés, já que na rodada anterior viu o Sesi levar a melhor. O Pinheiros forçou o saque, mas encontrou do outro lado uma recepção eficiente que foi fundamental para o trabalho de distribuição de bolas do levantador Leandro, substituto de Ricardinho. Assim, a equipe fechou o primeiro set: 25 a 22.
O equilíbrio seguiu no set seguinte, mas o Vôlei Futuro continuava comandando o marcador. No pedido de tempo, o técnico Mauro Grasso pedia que seus jogadores fossem para cima e chamou o experiente Giba para uma conversa ao pé do ouvido. Logo depois, o Pinheiros conseguiria a virada (9 a 8). No entanto, três erros seguidos frearam a reação. As falhas continuaram em momentos importantes, sobretudo no saque, totalizando 12 no set. O Vôlei Futuro agradecia: 25 a 21.
E Giba não escondia seu descontentamento. Chamava o jogo, chamava os companheiros na tentativa de mudar aquela situação. Mauro Grasso também fazia o mesmo. Marcelinho deu lugar ao levantador Murilo, o Pinheiros conseguiu abrir dois pontos de frente (11 a 9) e respirava. Só que por pouco tempo. A equipe anfitrã conseguiu retomar o comando do placar e se beneficiava dos erros do adversário. O cubano Camejo também aparecia como uma boa opção ofensiva do Vôlei Futuro. O treinador do Pinheiros seguia mexendo no time, buscando a formação ideal capaz de vencer o terceiro set. Não conseguiu : 25/23.
- Em alguns momentos faltou um pouco de vibração, mas o Vôlei Futuro fez um grande jogo. Na falta de Ricardinho e Lucão deu ainda mais força para o grupo - disse Mauro Grasso.
Do outro lado, o levantador Leandro recebia o prêmio de melhor do jogo e o abraço de Ricardinho.
- Ele é parceiro de luta. Fiquei muito triste de ele não poder jogar, mas hoje nós mostramos que somos um grupo de verdade, e que não podemos depender só do Ricardinho e do Lucão. O Ricardinho é uma pessoa excepcional, que me ajuda e fica dando toques. Ele me disse que fiz um jogo perfeito hoje - comemorava Leandro.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Melhor do Ano no Esporte

O Prêmio Brasil Olímpico é o Oscar do esporte brasileiro. Um júri especializado já deu sua opinião.
                                                    Ana Marcela                                                                                                                                                    
     Cesar Cielo                                              





            

Murilo Endres
  Fabiana Murer

    Juliana e Larissa
          Leandro Guilheiro

FIVB muda a regra para os líberos

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou mudanças nas regras para o líbero a partir de 1 janeiro de 2011. Em Congresso realizado em Roma, em setembro, ficou decidido que todas as competições da entidade permitirão substituições de um líbero por outro.
Atualmente, o líbero titular pode ser substituído pelo reserva apenas uma vez por jogo. A mudança foi feita porque no entendimento da FIVB, a figura do líbero reserva acabou sendo deixada de lado, com os treinadores preferindo ficar com 11 jogadores regulares.
A partir de agora, o líbero pode ser substituído por outro líbero quantas vezes o técnico desejar, usando a zona de substituição para o líbero. Além disso, agora, em caso de problema, o treinador pode converter um jogador regular para líbero durante a partida.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lucão fratura a mão e desfalca Vôlei Futuro

O meio de rede Lucão, jogador do Vôlei Futuro e da Seleção, sofreu uma fratura na mão esquerda e passará por uma cirurgia na manhã desta sexta-feira, em Araçatuba. A lesão aconteceu na última quarta, durante um treinamento da equipe no Ginásio Plácido Rocha.
Segundo Lucão, a cirurgia será para a colocação de uma placa de titânio e de parafusos para afixação do osso metacarpo. Assim, o jogador deve perder o restante da primeira fase da Superliga, torneio pelo qual, nesta quinta, às 20h, o Vôlei Futuro enfrenta o Sesi/SP.
— Estava no treino, bati a mão no cotovelo de um companheiro e, na hora, senti muita dor. Fiz os exames logo depois e já foi constatada a fratura. Chamaram um especialista e optamos pela cirurgia. Fiquei mais triste por perder a sequência de jogos importantes que teremos pela frente - Sesi, Pinheiros, Cimed, Minas e Campinas — disse.
O procedimento será comandado pelo Dr. Celio Mori, médico do Vôlei Futuro. Segundo ele, o procedimento não será complicado. Porém, acredita que ainda não seja possível cravar um tempo estimado para o retorno do jogador às quadras:
— Vamos aguardar a cirurgia e só aí teremos alguma resposta.

Pinheiros derrota o Vôlei Futuro e conquista o Paulista de vôlei feminino

Com mais facilidade do que o imaginado, o Pinheiros conquistou seu terceiro título do Campeonato Paulista de vôlei feminino (1999, 2009 e 2010). Em casa, o time da capital derrotou o Vôlei Futuro por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/20 e 27/25, e fez 2 a 1 no confronto.
- É uma união que trazemos desde a outra temporada. Fomos campeãs no ano passado com essa base. Ganhamos assim, nos superando, como uma sabendo que se a outra não estiver bem, não vamos conseguir. Precisamos de todo mundo – disse a levantadora Fabíola.
O Vôlei Futuro começou a partida melhor e abriu ligeira vantagem sobre as donas da casa. Embalado pela torcida, no entanto, o Pinheiros equilibrou e conseguiu a virada: 15/14. A partir daí, a equipe manteve o ritmo, dominou as visitantes e fechou em 25/20.
O segundo set teve enredo parecido, com os visitantes abrindo vantagem, e desfecho igual: 25/20 para as donas da casa. O terceiro set foi o mais equilibrado. Mais uma vez o Vôlei Futuro saiu na frente, mas o Pinheiros conseguiu a virada. No entanto, o time de Araçatuba se recuperou mais uma vez. Mas, em um erro de Paula Pequeno, Ju Costa aproveitou a bola de graça e, com uma cortada, garantiu o título.
- Nunca é esperado uma vitória assim contra equipes tão fortes, é sempre muito difícil. A equipe jogou bem aplicada taticamente, diferente do segundo jogo. Soubemos administrar, ter calma durante o jogo, mesmo começando atrás nos sets. Elas estão de parabéns. Estamos fazendo as finais do paulista há alguns anos e nos firmando no cenário do vôlei brasileiro – destacou o técnico Paulo Coco.

Liga Mundial: Rio, Belo Horizonte e São Paulo receberão jogos da seleção

A seleção comandada pelo técnico Bernardinho jogará os confrontos contra Polônia, Estados Unidos e Porto Rico, válidos pela fase intercontinental Liga Mundial 2011, em três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente. O Brasil é o atual campeão da competição e buscará seu décimo título.
Os primeiros jogos em casa serão no Rio, nos dias 4 e 5 de junho. Em seguida, será a vez de os torcedores mineiros apoiarem a equipe: 11 e 12. Nos dias 18 e 19, os paulistas poderão ver o time em ação. Todas as partidas serão realizadas às 10h e terão transmissão da TV Globo.
Antes dos jogos em território nacional, a seleção fará a sua estreia na competição contra Porto Rico, entre os dias 27 e 29 de maio, na casa do adversário. Depois de três finais de semana consecutivos diante de sua torcida, os brasileiros jogarão duas rodadas no exterior. Entre os dias 24 e 26 de junho, enfrentarão os americanos e, no período de 29 de junho e 1º de julho, medirão forças com os poloneses.
Além de Brasil, Estados Unidos, Porto Rico e Polônia, outras 12 equipes estarão na disputa da taça. No grupo B, estão Rússia, Bulgária, Alemanha e Japão. A chave C é composta por Sérvia, Argentina, Finlândia e Egito. Cuba, Itália, França e Coreia do Sul formam o grupo D.
Finais serão na Polônia
Em 2011, as finais da Liga Mundial serão realizadas em Gdansk, na Polônia, entre os dias 6 e 10 de julho. Esta será terceira vez que o país sediará a decisão do torneio. Nas duas anteriores, em 2001 e 2007, o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio, na cidade de Katowice.
O sistema de disputa da fase final foi modificado com relação aos anos anteriores. O número de classificados aumentou de seis para oito times. Os dois primeiros colocados de cada grupo estarão classificados para as finais. Eles formarão dois grupos de quatro equipes cada, e as duas melhores passarão para as semifinais. Se a Polônia, país sede, não conseguir a classificação, a equipe ocupará a vaga do pior segundo colocado.

Natália vê Mundial de Clubes como chance de vingança sobre Sokolova

O Mundial de Clubes de vôlei, que será realizado em Doha, no Qatar, marcará alguns reencontros dentro da quadra. Seis jogadoras do Osasco que participaram do último Mundial de seleções vão duelar contra o técnico do Brasil, José Roberto Guimarães, que comanda o Fenerbahçe, segundo rival da equipe brasileira na competição que será disputada entre os dias 14 e 21 de dezembro. Além disso, do outro lado estará a russa Sokolova, uma das algozes da equipe verde e amarela na final da competição realizada no Japão.
E a oposta Natália, uma das principais armas da equipe do técnico Luizomar de Moura, não esconde o desejo de vingança contra a russa.
- Foi complicado esquecer aquela derrota para a Rússia. Hoje, posso dizer que já passou. Agora é hora de virar a página, temos de ganhar. Será uma motivação muito grande poder enfrentar a Sokolova novamente e tão rapidamente após o campeonato. Ganhar o título com o Osasco certamente dará um gostinho de vingança – afirmou o atacante.
Natália não esconde a motivação para o torneio que começará na próxima semana.
- O pessoal pergunta se eu não estou cansada, afinal a temporada foi muito puxada. Mas eu estou aí para o que der e vier. Sou nova, tenho 21 anos e muita lenha para queimar. Não sabemos quando esse campeonato será realizado novamente. Por isso, temos de aproveitar para vencer e fechar o ano com chave de ouro – ressaltou.
Reencontrar com José Roberto Guimarães também não será nada fácil. Para Jaqueline, por exemplo, o fato de o treinador conhecer as atletas que fazem parte da seleção lhe dá uma vantagem.
- O Zé está com uma grande equipe na Turquia. É complicado enfrentá-lo, ele conhece cada golpe que fazemos. Ele nos conhece de tudo que é maneira, tanto dentro quanto fora de quadra. Mas ainda acredito na força do nosso elenco - ressaltou.
O técnico Luizomar de Moura acredita ser possível superar o compatriota.
- Ele ficou seis meses com nossas principais jogadoras, conhece suas particularidades. Mas também estamos trabalhando com as principais informações do time turco. Estamos nos preparando para surpreender o Zé Roberto. Isso só vai se resolver dentro de quadra. As garotas estão extremamente motivadas pelo fato de estarem disputando um mundial e acho que isso poderá fazer a diferença - concluiu.